"A maior decepção que podemos experimentar é a de quando morrermos descobrirmos que NUNCA vivemos". (Sociedade dos poetas mortos)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

FÉ E RAZÃO - É POSSÍVEL CONCILIAR?



Olá pessoal! Estive pensando em um quadro interessante para começar bem e de maneira bacana e edificante o meu blog. Para isso acabo de criar o quadro: FÉ E RAZÃO - É POSSÍVEL CONCILIAR? 


Uma vez por semana, nesse quadro, trarei artigos interessantes a esse respeito. Apresentarei a vocês caras bastante legais, doutores do saber, como Santo Agostinho de Hipona, Santo Tomás de Aquino, Origenes, Alberto Magno, Boécio, Pedro Abelardo etc. Também trarei temas de um verdadeiro tratado a esse respeito, a carta encíclica FIDES ET RATIO do saudoso papa, o beato João Paulo II. Vamos mergulhar juntos no fantástico, encantador, polêmico e metafísico mundo da Filosofia Cristã.

E para começarmos muito, mas muito bem, introduzirei vocês com uma citação da acima referida encíclica papal:

A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio (cf. Ex 33, 18; Sal 2726, 8-9; 6362, 2-3;Jo 14, 8; 1 Jo 3, 2).



Esperem o próximo post, a cada semana aprofundaremos mais esse assunto, mas antes disso deem uma olhadinha nesse vídeo, a música se chama DUAS ASAS: FÉ E RAZÃO, da cantora e compositora católica Celina Borges. Vale a pena conferir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário